home contato

 

 

 

 

 

Tipos de Filmes

 

O FILME RADIOGRÁFICO – É composto por uma ou duas camadas de emulsão fotográficas unidas a uma base.

  • BASE DO FILME – É de poliéster de cor azulada homogeneamente transparente, flexível, com espessura uniforme de aproximadamente 180 mm
  • EMULSÃO FOTOGRÁFICA – Possui de 5 a10 de espessura (0,025 mm de cada lado) e é composta por uma mistura de gelatina fotográfica com uma suspensão de cristais de haleto de prata. A gelatina fotográfica tem como funções distribuir uniformemente (sem acúmulo na base ) e fixar os microcristais de haleto de prata na base, permitindo , pela sua permeabilidade , a penetração e atuação dos agentes químicos do processo de revelação.

CLASSIFICAÇÃO DO FILME RADIOGRÁFICO EM FUNÇÃO DA SENSIBILIDADE AO ESPECTRO DE LUZ

1 – NÃO CROMATIZADO – Possui sensibilidade espectra limitada na faixa do ultravioleta ao azul, sendo a sensibilidade máxima no azul.
2 – CROMATIZADO – Possui sensibilidade espectral na faixa do verde-amarelo ( ortocromático) ao infravermelho (Pancromático)

TIPOS DE GRANULAÇÕES DOS FILMES

  • GRÃOS FINOS – Maior detalhe e mais lento . bastante usado na Mamografia.
  • GRÃOS MÉDIOS – Mantém um equilíbrio
  • GRÃOS GROSSOS – Menos detalhe e mais rápido.

DENSIDADE ÓPTICA – A imagem formada no filme radiográfico possui áreas claras e escuras , evidenciando-se certo grau de enegrecimento denominado densidade. O fator primário do contraste é o MAS.

CONTRASTE – É a diferença de densidade óptica(máxima e mínima) encontrada no filme. O fator primário do contraste é o KVp.
OBS: Um filme radiográfico de grande contraste possui uma latitude reduzida, enquanto aquela de baixo contraste possui uma latitude estendida.

CUIDADOS NECESSÁRIOS AO MANUSEIO DO FILME
A inadequada manipulação do filme , desde a embalagem até o processamento , passando pela fase de exposição , pode acarretar alterações ou deterioração do produto , como: Aumento do FOG ou véu ou veladura bruta (quebra da malha de prata causando o véu de base),Aumernto da densidade em regiões que deveriam ficar transparentes , além do produto submeter a grudamentos. A armazenagem das caixas devem ser na vertical, longe da luz , calor, umidade, a temperatura deve variar de 18 e 24 graus C para evitar mofo , em lugar seguro evitando queda. Prestar atenção a data de validade e usar o mais velho. Cuidado com o atrito para não causar a eletricidade estática.

 

ARMAZENAGEM


*Longe de subst. Química.
*Distante de radiação ionizante.
*Armazenados em ambiente fresco
*Umidade ambiente de 30 a 50%
*Longe da luz
*As caixas devem ficar na vertical
*A temperatura entre 10 e 21 graus C.
*Longe de líquidos.

ÉCRANS OU PLACAS INTENSIFICADORAS
A importância do écran na redução significativa da dose de exposição aos raios x resulta inicialmente da baixa eficiência do processo de fprmação de imagem por exposição direta aos mesmos. A PROPRIEDADE DO ÉCRAN DE EMITIR LUZ QUANDO EXPOSTO AOS RAIOS X CHAMA-SE FLUORESCÊNCIA A PROPRIEDADE DE BRILHAR POR UM CERTO TEMPO NA OBSCURIDADE SEM ESPALHAR CALOR CHAMA-SE FOSFORESCÊNCIA.


COMPOSIÇÃO DE UM ÉCRAN


1-BASE – É de cartolina ou poliéster e serve apenas como suporte do material fluorescente
2-CAMADA REFLETORAOU ABSORVENTE- Pode ou não fazer parte de um écran. É uma camada de dióxido de titânio ou dióxido de Magnésio e têm como função aumentar o rendimento luminoso do écran por meio da reflexão da luz emitida pelos cristais.Quando presente , ela fica entre a base e a camada fluorescente . A camada absorvente tem a função de absorver a luz difusa emitida pelos critais , aumentando a nitidez da imagem formada .
3-CAMADA FLUORESCENTE- Consiste em uma camada de cristais de um composto fluorescente , suspensos em um material de ligação.
4-CAMADA PROTETORA-É uma película transparente e muito fina , cuja função é de proteger os cristais da camada fluorescente e permitir a limpeza do écran .

TIPOS DE ÉCRANS


Écran regular Rápidos
Médios
Lentos
Écran comum Tungstato de cálcio
Platinocianeto de bário
Écran terras raras Oxissulfeto de gadolíneo
Oxissulfeto de Lantânio
(ativado por térbio – luz verde)
Écran terras raras Lantânio de Ítrio
(ativado por nióbio – luz azul)

 

Típos de Ècrans Intensificadores

 

Contituem de uma camada de micro cristais de fósforo aglutinados. Toda vez que um cristal de fósforo absorve um foton de raios-x, ele emite  um “jato” de luz. Durante a exposição ocorrem milhares de “jatos” em cada milimetro quadrado.Quanto maior for a intensidade dos raios-x, maior a intensidade de luz emitida.

Os écrans reforçadores são compostos por uma lâmina de cartolina ou plástico cobero por uma camada de cristais.

Tipos de ÉCRANS

  1. Tungstato de cálcio: Serve para filme de luz azul.
  2. Elementos de “TERRAS RARAS”: serve para os filmes de luz  verde e azul.

O termo “Terras Raras” descreve elementos minerais pouco encontrados na natureza:

  • Oxibrometo de Lanthanum;
  • Oxisulfato de Lanthanum térbio ativado;
  • Oxisulfato de Gadolinum térbio ativado;
  • Oxisulfato de Ytrium térbio ativado;

Os écrans de “Terras Raras” tem uma vantagem sobre os écrans convencionais  de Tungstato de cálcio: A Velocidade.

São fabricados para atuar em varios niveis de velocidade,mas sem duvida , são duplamente mais velozes que os de Tungstato de calcio.

As vantagens desses écrans são obtidas, pois sendo mais rapidos, tecnicas radiograficas mais rapidas podem ser empregadas, resultando, portanto, em doses mais baixas. A tecnica radiografica mais baixa tambem resulta no dobro de vida útil da ampola.

http://dicasderadiologia.com.br

Radiologia médica Arquivo do curso de Biomedicina na faculdade Universidade Metodista de São Paulo

FILMES DE MAMOGRAFIA

 

Filme Fuji AD-M

 

caixaadm

 

fujiadm

 

Filme Fuji UM-MA

uma

 

 

 

 

Filme

Kodak-MIN-R S

 

 minrsa

minrpronto

 

 

Filme

Kodak-MIN-R L

 

minrl

minrl

 

Filme

Kodak MIN R-2000

 

caixa

Filme KODAK MIN-R 2000
Com indiscutível padrão de qualidade, o filme

KODAK MIN-R 2000 oferece resolução, detalhes e contraste extraordinários. Compatível com uma série de écrans e cassetes KODAK, ele permite que você escolha a combinação que melhor atenda às suas necessidades. Como faz parte do sistema filme-écran KODAK MIN-R 2000, esse filme o ajuda a atender exigentes padrões de qualidade e credenciamento com maior facilidade e segurança. Não é de se admirar que ele seja reconhecido atualmente como a referência do setor em termos de qualidade de imagem.

Segurança de diagnóstico aprimorada
Contraste otimizado e imagens significativamente mais nítidas e detalhadas
Menos artefatos de densidade positiva
Detecção aprimorada de anormalidades muito pequenas, mesmo em tecido mamário denso

Maior consistência
Menor variação no controle de qualidade diário
Melhor tolerância a pequenas flutuações na temperatura do processamento
Qualidade de manutenção aprimorada (a sensibilidade e a densidade do filme não diminuem com o tempo)

Maior produtividade
Necessidade reduzida de repetições e recuperações devido a problemas na qualidade da imagem
Ciclo de processamento padrão
Menos artefatos e problemas de processamento quando usado com químicos e equipamentos Kodak

Opções de velocidades de écrans e do sistema
O filme KODAK MIN-R 2000 e o écran KODAK MIN-R 2000 oferecem um sistema de velocidade 150 para resolução e qualidade de imagem extraordinárias.
O filme KODAK MIN-R 2000 e o écran KODAK MIN-R 2190 oferecem um sistema de velocidade 190 com mínima perda de nitidez. O sistema reduz a dose de radiação, o tempo de exposição e o risco de imagens embaçadas devido à movimentação do paciente. É recomendável seguir as restrições de doses indicadas, os estudos de ampliação e geração de imagens com geradores menos potentes.

Armazenagem do filme
Mantenha as caixas fechadas em um local fresco e seco (10 a 24° C; com umidade relativa do ar entre 30 a 50%), protegidas contra raios X e outros tipos de radiação penetrante.

Luz de segurança
Use um filtro de luz de segurança KODAK GBX-2 com bulbo fosco de 7,5 watts instalada no teto.

Processamento recomendado
Para obter melhores resultados, processe no ciclo padrão com o revelador KODAK RP X-OMAT ou KODAK X-OMAT EX II.

http://pw.carestreamhealth.com/pt/global/pt/health/productsByType/medFilmSys/film/mammo/minr/minR2000.jhtml-pq-path=5697.htm

 

 

Filme KODAK MIN-R EV

 

ev

A melhor opção para exibição aprimorada e detecção fácil.

Geração de imagens em filme para mamografia

Filme KODAK MIN-R EV
A melhor opção para exibição aprimorada e detecção fácil.

Para proporcionar uma diferença visível em suas imagens de mamografia, conte com o filme KODAK MIN-R EV. Oferece maior contraste, detalhes mais nítidos e uma latitude de exposição mais ampla, fazendo dele a opção perfeita para uma visualização aperfeiçoada dos tecidos da mama e uma detecção mais fácil das anormalidades. Usado com os écrans KODAK EV, o filme KODAK MIN-R EV cria um novo sistema de écran-filme, projetado para fornecer resultados excelentes. Dois avanços tecnológicos - o contraste visualmente adaptável e a estrutura exclusiva em camadas de emulsão - possibilitam diagnósticos mais seguros. De qualidade sem precedentes e que ainda atende às suas exigências, o sistema filme-écran KODAK MIN-R EV ultrapassa até mesmo o indiscutível padrão de qualidade do setor, o sistema filme-écran KODAK MIN-R 2000

Contraste de adaptação visual

 

Com os mais novos grãos de emulsão de aprimoramento de contato, compensa a falta de habilidade do olho humano para distinguir as diferenças de densidade conforme a imagem escurece.

Mantém o contraste conforme a densidade aumenta.

Penetra no tecido glandular, sem perder o contraste em áreas adiposas ou de periferia da mama, com calibração da unidade de raios X ou seleção de técnica adequada.
A anatomia da mama (incluindo anormalidades) fica mais visível.

 

Única estrutura de camada na emulsão do filme

 

Fornece tanto contraste alto quanto ampla latitude.
Permite uma imagem melhor do parênquima e da periferia, com única exposição.
Proporciona uma secagem mais eficiente.

Grãos mais finos
Filme mais lento e écrans mais rápidos comparados com o rendimento do sistema de filmes MIN-R 2000
:

 

Grãos mais finos.
Menos granularidade que reduz o ruído do filme.
Detalhes mais nítidos para melhorar a visualização de pequenas estruturas.

Mais "brilho"


Emulsão com grãos que produzem o pé da curva mais nítido que:

Resulta em brancos mais brancos no tecido glandular, para maior riqueza de detalhes.
Ajuda a revelar pequenas estruturas (como microcalcificações).

Fornece alto contraste em tecido adiposo e na periferia da mama.

 

Duas opções de écran/velocidade
Compatível com dois écrans para atender suas necessidades:

 

Écran MIN-R EV 150 para qualidade de imagem excelente e menor ruído.
Écran MIN-R EV 190 para qualidade de imagem excelente e menor dosagem.

Armazenagem do filme:

 

Mantenha as caixas fechadas em um local fresco e seco (10 a 24° C; com umidade relativa do ar entre 30 a 50%), protegidas contra raios X e outros tipos de radiação penetrante.

Luz de segurança:

 

Use um filtro de luz de segurança Kodak GBX-2 com bulbo fosco de 7,5 watts instalado no teto.

Processamento recomendado:

 

Para obter os melhores resultados, processe em ciclo padrão ou rápido com revelador KODAK X-OMAT EX II ou KODAK RP X-OMAT e fixador KODAK RP X-OMAT LO.

 

http://pw.carestreamhealth.com/pt/global/pt/health/productsByType/medFilmSys/film/mammo/minr/minREV.jhtml-pq-path=5701.htm

 

Filmes IBF

 

Mamografia IBF - MM HDR I

 

  • Descrição

O filme MM HDR-I, utilizado em mamografia, possui alta definição de imagem devido a sua grande sensibilidade.
Este filme apresenta maior contraste e latitude, o que permite uma perfeita visibilidade desde o nível do peitoral até a linha de pele.

  • Aplicação

Películas fotográficas para registro de imagens para diagnóstico médico, próprias para serem utilizadas nos exames mamográficos.

  • Formatos Básicos - caixa com 100 folhas (em centímetros):

18 x 24 cm e 24 x 30

  • Processamento

Os filmes IBF-MM HDR - I devem ser processados com químicos automáticos existentes no mercado. Sugerimos o uso dos produtos químicos IBF (reveladores e fixadores) para a obtenção de melhores resultados. A temperatura recomendada para revelação automática é de 32 a 35ºC. Veja as instruções da processadora para melhores resultados.

  • Iluminação de Segurança:

As caixas de filmes IBF-MM HDR - I devem ser abertas e manuseadas somente sob luz especial com um filtro de segurança e lâmpada vermelha de 15 watts à distância de 1,2 metros (no mínimo). Os filtros de segurança devem ser do tipo adequado (Vermelho/âmbar).

  • Armazenamento:

A temperatura para o armazenamento dos filmes deve se manter abaixo de 24ºC, com a umidade relativa do ar variando de 50% a 55%. O filme deve ser estocado longe de qualquer forma de radiação. Deve-se observar a rotatividade dos filmes para que eles não passem do prazo de validade, ou seja, os filmes mais antigos devem ser utilizados primeiro.

 

 

 

 

FILME IBF MM – HTRA

 

EXCELENTE QUALIDADE DE IMAGEM COM BAIXA DOSE DE RADIAÇAO

HIGH THROUGHPUT - HT -> O filme MM HT/RA é uma película mono-emulsionada , concebida especialmente para exames de Mamografia, adaptada para a revelação em ciclos de processamento de alta velocidade.

Este filme foi elaborado com as mais novas tecnologias de emulsionamento, oferecendo ótima percepção de imagem em um amplo espectro dinâmico , sempre com elevado contraste.

O filme MM HTRA apresenta grande estabilidade, sendo o mesmo pouco ou nada afetado por variações normais das condições de revelação.

•  Para melhor qualidade de imagem , utilizar os chassis R 300 Cawo.

  • Processamento:

Os filmes IBF podem ser processados com químicos automáticos ou manuais existentes no mercado. Sugerimos o uso dos produtos químicos IBF (reveladores e fixadores) para a obtenção de melhores resultados. A temperatura recomendada para a revelação automática é de 34 a 36ºC em ciclo de processamento standard. Veja as instruções da processadora para melhores resultados.

•  Novo Químico:

O novo Revelador MR32-V1 deve ser usado em todos os filmes comercializados por IBF. Em combinação com o novo filme MM HT/RA , oferece imagens com alto contraste e densidade ótica.

  • Iluminação de Segurança:

As caixas de filmes devem ser abertas e manuseadas somente sob luz especial com um filtro de segurança e lâmpada vermelha de 15 watts à distância de 1,2 metros (no mínimo).

Como os filmes verdes são mais sensíveis às condições de iluminação de segurança das câmaras escuras (pela proximidade do verde e do vermelho no espectro de cores), os filtros de segurança das luminárias devem ser do tipo adequado (vermelho / âmbar). Além disso, a manipulação dos filmes deve ser rápida, uma vez que a iluminação de segurança pode aumentar rapidamente o véu de base desses novos filmes.

  • Armazenamento:
  • A temperatura para o armazenamento do filme  deve se manter abaixo de 21ºC, com a umidade variando de 50% a 60%.  O filme deve ser estocado longe de qualquer forma de radiação. Deve-se observar a rotatividade dos filmes para que eles não passem do prazo de validade, devendo os filmes mais antigos devem ser utilizados primeiro.

Curva sensitométrica do Filme

 

curva

http://www.ibf.com.br/medix/Filmes/HTRA.htm

 

 

FILME MAMORAY HDRC-HR

 

HIGH DINAMIC RANGE Contrast- Plus HDRC-HR , é um filme ortocromático sensível à luz verde, para aplicações mamográficas. Este filme foi elaborado com as mais novas tecnologias de fabricação, possuindo tripla camada de emulsão e oferecendo ótima percepção de imagem em um amplo espectro dinâmico, sempre com elevado contraste .

O filme HDRC-HR apresenta grande estabilidade, sendo o mesmo pouco ou nada afetado por variações normais das condições de revelação.

Para melhor qualidade de imagem , utilizar os chassis Mamoray HD-S, Cawo R 200 e R300

Características:

•  Tecnologia de cristais cúbicos, minimiza os ruídos de imagem;

•  Tecnologia de cristais cúbicos, possibilita uma revelação mais rápida e de melhor qualidade;

•  Possui 03 camadas de emulsão, possibilitando uma imagem de alta definição, contraste e qualidade visual.

  • Processamento:

Os filmes comercializados por IBF podem ser processados com químicos automáticos ou manuais existentes no mercado. Sugerimos o uso dos produtos químicos IBF (reveladores e fixadores) para a obtenção de melhores resultados. A temperatura recomendada para revelação automática é de 34 a 36ºC. Veja as instruções da processadora para melhores resultados.

  • Iluminação de Segurança:

As caixas de filmes devem ser abertas e manuseadas somente sob luz especial com um filtro de segurança e lâmpada vermelha de 15 watts à distância de 1,2 metros (no mínimo).

Como os filmes verdes são mais sensíveis às condições de iluminação de segurança das câmaras escuras (pela proximidade do verde e do vermelho no espectro de cores), os filtros de segurança das luminárias devem ser do tipo adequado (vermelho / âmbar). Além disso, a manipulação dos filmes deve ser rápida, uma vez que a iluminação de segurança pode aumentar rapidamente o véu de base desses novos filmes.

  • Testes com químicos MR 32- específico e convencional

  • curvafilmeb

Armazenamento

A temperatura para o armazenamento do filme  deve se manter abaixo de 21ºC, com a umidade variando de 50% a 60%.  O filme deve ser estocado longe de qualquer forma de radiação. Deve-se observar a rotatividade dos filmes para que eles não passem do prazo de validade, devendo os filmes mais antigos ser utilizados primeiro.

 

FILME MAMORAY HDRC-PLUS

 

curvafilmec

HIGH DINAMIC RANGE Contrast- Plus HDRC-Plus, é um filme ortocromático sensível à luz verde, para aplicações mamográficas. Este filme foi elaborado com as mais novas tecnologias de fabricação, possuindo tripla camada de emulsão e oferecendo ótima percepção de imagem em um amplo espectro dinâmico , sempre com elevado contraste .

O filme HDRC-Plus apresenta grande estabilidade, sendo o mesmo pouco ou nada afetado por variações normais das condições de revelação.

Para melhor qualidade de imagem, utilizar os chassis Mamoray HD-S, Cawo R 200 e R300

Características:

•  Tecnologia de cristais cúbicos, minimiza os ruídos de imagem;

•  Tecnologia de cristais cúbicos, possibilita uma revelação mais rápida e de melhor qualidade;

•  Possui 03 camadas de emulsão, possibilitando uma imagem de alta definição, contraste e qualidade visual.

  • Processamento:

Os filmes comercializados por IBF podem ser processados com químicos automáticos ou manuais existentes no mercado. Sugerimos o uso dos produtos químicos IBF (reveladores e fixadores) para a obtenção de melhores resultados. A temperatura recomendada para revelação automática é de 34 a 36ºC. Veja as instruções da processadora para melhores resultados.

  • Iluminação de Segurança:

As caixas de filmes devem ser abertas e manuseadas somente sob luz especial com um filtro de segurança e lâmpada vermelha de 15 watts à distância de 1,2 metros (no mínimo).

Como os filmes verdes são mais sensíveis às condições de iluminação de segurança das câmaras escuras (pela proximidade do verde e do vermelho no espectro de cores), os filtros de segurança das luminárias devem ser do tipo adequado (vermelho / âmbar). Além disso, a manipulação dos filmes deve ser rápida, uma vez que a iluminação de segurança pode aumentar rapidamente o véu de base desses novos filmes.

  • Testes com químicos MR 32- específico e convencional

    CURVA CARACTERISTICA

 

 

curvad

Alguns exemplos de tipos de filme, de acordo com o picote.

 

adm

Filme Fuji-AD-M = Características de filme lento.

umma

Filme Fuji UMMA =Características de filme rápido.

 

kodakrs

Filme Kodak MINR-S = Características de filme lento.

 


uv

Filme Kodak MIN-R EV = Características de filme rápido

dois

Filme Kokak MINR-2000= Características de filme de velocidade mediana

 

 

 

 

 

 

ibf

Filme IBF-HDRC-HR = Características de filme rápido

ibfmmdra

Filme IBF-MMHTRA=Características de filme lento

 

agfa

Filme AGFA = Até o momento sem informações sobre velocidade.

 

incio